quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Coreia do Sul voltará a importar petróleo do Irã


A Coreia do Sul irá retomar as importações de petróleo do Irã a partir de setembro. As refinarias serão responsáveis pela chegada de até 200 mil barris por dia, de acordo com fontes do Ministério da Economia. A transação dará fim a um intervalo de dois meses ocasionado por uma proibição da União Europeia (UE) referente ao seguro para o petróleo iraniano.


"As importações vão retomar os embarques no início de setembro, o que significa chegada no final de setembro", disse uma fonte do Ministério da Economia que possui conhecimento direto sobre a questão, mas não quis ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.

Tanto a Coreia do Sul como o Japão, quarto e terceiro maiores compradores de petróleo do Irã respectivamente, interromperam as importações em julho, enquanto tentavam achar uma solução de como continuariam a comprar o petróleo iraniano mesmo sob sanções da UE, que dificultaram o embarque, o seguro e o pagamento da commodity.

Entrega do petróleo

Assim como os visinhos asiáticos, China e Índia, as refinarias da Coreia do Sul pediram ao Irã para entregar o petróleo em seus próprios navios, segundo as fontes do governo e da indústria. Desta forma, a responsabilidade do seguro do petróleo passa a ser do Irã evitando a proibição da UE sobre seguros cobrindo os embarques iranianos.

Embargo ao petróleo do Irã

O petróleo iraniano vem sofrendo embargo da União Europeia (EU) desde julho deste ano. Os Estados Unidos também estão inseridos nas sanções. A justificativa das potências mundiais é que o Irã está enriquecendo urânio a 90% para utilizar como fabricação de bomba atômica.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...