sexta-feira, 27 de julho de 2012

Pemex planeja aumentar produção de barris de petróleo


Após oito anos, a Pemex, petrolífera mexicana, deve aumentar a sua produção anual. A quarta maior produtora de petróleo do mundo pretende elevar significativamente a média diária de barris em 2012, superando os números de 2011, de 2,55 milhões de barris por dia. Assim, a empresa espera reverter a queda de produção registrada nos últimos anos.


O presidente-executivo da companhia, Juan José Suárez Coppel, garantiu que a Pemex tem alguns poços que entrarão em produção no segundo semestre deste ano. Segundo o jornal Valor Econômico, Suárez também explicou que a estatal mexicana precisou atrasar o crescimento da produção porque não conseguiu as 21 sondas de perfuração de águas rasas que precisava.

A Pemex já vem tentando aumentar a produção de petróleo nos últimos dois anos, mas fracassou na tentativa. No ano passado, a companhia registrou a pior média diária de produção desde os anos 90. A maior produção ocorreu em 2004, com o total de 3,4 milhões de barris diários. No primeiro semestre de 2012, a média foi de 2,54 milhões. Com os investimentos atuais, somente em 2017 a Pemex deve alcançar uma média de 3 milhões de barris produzidos por dia.

Parceria exterior

Visando o aumento da produção, a Pemex incluiu parceiros para os projetos no Golfo do México (águas profundas) e nos Estados Unidos (gás xisto) em seus planos internacionais. A petrolífera não está sozinha na empreitada de elevar o número de barris por dia, até mesmo o presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, afirmou que a Pemex será uma de suas prioridades.

De acordo com o Valor Econômico, “a perspectiva de que Peña Nieto permitirá investimento externo nos campos de petróleo mexicanos atraiu a atenção de empresas como a ExxonMobil”.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...