terça-feira, 31 de julho de 2012

Importação da gasolina aumenta 315% no país


O Brasil está batendo recorde na importação de combustíveis. Com a produção do etanol insuficiente e consumo elevado, o país aumenta as suas compras no exterior para evitar um descontrole no mercado interno. De acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP), até maio deste ano, o volume de gasolina importada aumentou 315%. As operações custaram aproximadamente US$ 1,4 bilhão – o valor representa 83% dos gastos efetuados durante todo ano passado.


A expectativa é que este cenário piore cada vez mais, pois o ritmo das importações deve continuar em alta, no mínimo, até o ano que vem. Após este período o crescimento deverá estagnar. A entrada em operação das refinarias da Petrobras e a definição sobre a importância do etanol na matriz energética brasileira são exemplos que podem modificacar a situação atual do setor.

Etanol x Gasolina

O Brasil teve que importar 1,45 bilhão de litros de etanol para conseguir atender a demanda do mercado de combustíveis. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edmar Almeida, explicou que os estudos realizados pela ANP e Petrobras “previam um aumento na produção de etanol que não se realizou”. Segundo o professor, a estratégia das empresas desmontou o planejamento que se tinha para a oferta de combustíveis. Sendo menos competitivo, o etanol perdeu força no mercado fazendo com que os motoristas escolhessem a gasolina.

De acordo com o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, em resposta ao jornal Estado de São Paulo, somente no ano passado, o consumo da gasolina aumentou em média 19% em relação a 2010. Já o etanol hidratado teve queda de 28%. Neste ano, o uso da gasolina cresceu em 11% e o álcool reduziu 14%.


Fonte: Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...