sexta-feira, 27 de julho de 2012

Energia eólica comemora 20 anos no Brasil e cresce no sistema elétrico


Mil aerogeradores por ano. Esse é o ritmo de crescimento prometido pelos parques eólicos no Brasil nos próximos três anos. Essa fonte de energia comemora 20 anos em 2012 como a de maior crescimento no país, com investimentos estimados em R$ 50 bilhões.

O 3º Brazil Windpower comemora a data realizando o maior evento do setor da América Latina, trazendo 170 empresas para mostrar as últimas inovações em um dos mercados mais promissores do mundo.

O primeiro aerogerador foi instalado no Brasil na ilha de Fernando de Noronha em 1992. Desde então, mil equipamentos foram instalados em 71 parques eólicos no país. O campeão no uso dessa matriz no sistema elétrico é o estado do Ceará, mas estima-se que o Rio Grande do Norte assumirá a liderança em 2014, com 40 usinas que deverão entrar em funcionamento.

A melhor notícia é a formação de uma indústria com a cadeia de fornecimento completa, estimulada pela obrigatoriedade de 60% de índice de nacionalização dos aerogeradores que quiserem obter financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao todo, são 12 mil empregos gerados na área, que podem aumentar nos próximos anos.


Sobre o Brazil Windpower

O Brazil Windpower é uma promoção da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), do GWEC (Conselho Mundial de Energia Eólica, com sede em Bruxelas) e do Grupo CanalEnergia. O evento está inserido na agenda anual de eventos de energia eólica e tem o apoio da AWEA (Associação Americana), EWEA (Associação Europeia), dentre outros.

Mais informações: www.brazilwindpower.org.


Fonte: TN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...