sexta-feira, 15 de junho de 2012

Companhia aérea anuncia primeiro voo utilizando biocombustível


A Gol irá operar o seu primeiro voo utilizando biocombustível no dia 19 de junho, durante a Rio +20. O combustível atende às especificações do protocolo D7566, que trata do processamento de óleo vegetal e gorduras animais para produzir o bioquerosene de aviação. O voo decolará às 12h40 do aeroporto de Congonhas, em  São Paulo, e pousará às 13h42 no aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

“O bioquerosene será um divisor de águas no volume de emissões do setor. Nosso propósito é contribuir com todas as iniciativas que envolvam o biocombustível por meio de colaboração, apoio e incentivo, para que a aviação continue crescendo e, ao mesmo tempo, ofereça um serviço menos impactante para o planeta”, explica Adalberto Bogsan, vice presidente Técnico da empresa. “Entre outras iniciativas da companhia na busca de meios de diminuição de impacto, em  maio recebemos homologação para operar a aproximação RNP-AR-Approach no Aeroporto Santos Dumont, procedimento que reduz o  ruído, o tempo de viagem, economiza combustível e, consequentemente, diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera”, completa.

O Hefa SPK (bicombustível) que será utilizado pela companhia aérea, foi produzido a partir de uma mistura de ICO (óleo de milho não comestível proveniente da produção de etanol de milho) e OGR (óleos e gorduras residuais). Os óleos são convertidos em hidrocarbonetos puros. O Hefa será misturado ao Jet combustível fóssil A1 (na proporção mínima de 50%, atendendo ao protocolo D7566). Esta mistura tem as mesmas especificações do querosene de aviação (QAV).


Fonte: TN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...