sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cetrel apresenta soluções sustentáveis em bioenergia, reúso de água e renovação de resíduos


Em parceria com a Braskem, a maior produtora de biopolímeros do mundo, a Cetrel, empresa nacional de engenharia ambiental, apresenta sua tecnologia desenvolvida com o objetivo de  transformar resíduos plásticos em madeira plástica. A partir de fibras naturais, como casca de coco e fibras de cana, combinadas com resinas termoplásticas e resíduos sólidos, podem ser gerados novos produtos em escala industrial, de bancos a floreiras e lixeiras. A proposta é mostrar a linha de produção e as possibilidades de renovação de resíduos.

A usina estará localizada no Parque dos Atletas, um dos pontos focais dos eventos da conferência da ONU. O processo é resultado das pesquisas realizadas pelo Centro de Inovação e Tecnologia Ambiental da Cetrel (CITA).

“Quando uma empresa investe em um dos nossos projetos, ela minimiza os impactos ambientais gerados nos processos produtivos tradicionais. Além disso, deixa de ver o resíduo como um problema e passa a encará-lo como uma nova oportunidade de negócio”, esclarece o líder em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cetrel, Alexandre Machado.

Monitoramento do ar

A qualidade do ar na região do Rio Centro, onde acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, está sendo monitorada de perto e seus resultados serão atualizados a cada hora em um totem instalado no Parque dos Atletas. A Cetrel esta realizando esse monitoramento em que será possível identificar o comportamento dos poluentes na área e, assim, contribuir com mais subsídios para as discussões em pauta durante o evento.

A tecnologia está no Parque dos Atletas e fica ativa até 24 de junho, quando do encerramento das atividades. Serão divulgados dados sobre temperatura, umidade, radiação solar, poluentes atmosféricos e concentração de elementos químicos como Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3), Óxidos Nitrogenados (NOx), Partículas Inaláveis (PI) e Dióxido de Enxofre (SO2), entre outros.


“O serviço de monitoramento do ar já é realidade nas principais cidades do mundo, um importante instrumento de controle de poluentes aos órgãos públicos e também à população, que fica mais consciente sobre as condições do ambiente. Apresentar esses dados durante um evento mundial em que serão discutidas alternativas sustentáveis para lidar com o crescimento econômico é mais uma forma de chamar a atenção de todos para a situação”, explica o gerente de Monitoramento da Cetrel, Eduardo Fontoura.


Ainda segundo Fontoura, essa prática, até então existente em poucas capitais do País, será um dos pré-requisitos para as cidades-sede da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, um exemplo da necessidade de informar a população sobre a qualidade do ar. Atualmente, a Cetrel é responsável pela segunda maior rede automática de monitoramento do País. Opera 24 estações na região Metropolitana de Salvador, na Bahia, sendo 10 em Salvador, 10 estações localizadas no entorno do Polo Industrial de Camaçari e outras 4 na área de influência da Refinaria Landulpho Alves.   


Fonte: TN Petróleo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...