segunda-feira, 18 de junho de 2012

Carlos Slim compra 8,4 % da YPF


O empresário mais rico do mundo, o mexicano Carlos Slim, anunciou ontem (14) que adquiriu 8,4% da petrolífera argentina YPF, de acordo com documento da Securities and Exchange Comission (SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA). A operação foi realizada por meio de duas empresas do milionário, o Grupo Financeiro Inbursa e a Inmobiliaria Carso, que adquiriram 32.908.506 ações de classe D, de acionistas privados, estimada em US$ 344 milhões. Todavia, o valor total da operação não foi confirmado entre as partes envolvidas.


Segundo o porta-voz do grupo financeiro, Renato Flores, a aquisição não foi uma compra, mas sim uma execução de garantia do empréstimo à petroleira argentina. "Há mais de quatro anos, o Inbursa concedeu um crédito à YPF e recebeu ações da empresa como garantia. Agora efetivamos tais garantias", informou Flores.

As ações adquiridas pelas empresas pertenciam a um sindicato de bancos, o qual emprestou dinheiro ao grupo argentino Petersen, para adquirir uma participação na YPF anos atrás. Após a estatização da companhia, a Petersen não honrou o crédito e os papéis passaram às mãos da petroleira, pelo fato de ser a atual credora.

O governo argentino decidiu expropriar 51% das ações da espanhola Repsol – YPF em maio deste ano, sobre alegação que não estavam sendo feitos investimentos adequados no país sulamericano. Desta forma, o mesmo assumiu o controle da petrolífera.

De acordo com o presidente executivo da YPF, Miguel Galauccio,“a incorporação é um claro sinal para o mercado financeiro internacional”, e que a operação “é uma grande demonstração de confiança na Argentina e no novo projeto da companhia". A YPF apresentou recentemente um plano de investimentos de US$ 35 bilhões destinados para os próximos cincos anos.

A agência de classificação Moody’s diminuiu a nota de dívida em moeda local da YPF, alegando “risco de liquidez diante de uma aceleração da dívida de curto prazo”. O desafio recorrente para cumprir suas obrigações de pagamento da dívida de curto prazo também foi levado em consideração pela agência.



Fontes: Agência Estado e O Globo / Foto: Empresário Carlos Slim - Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...