quarta-feira, 20 de junho de 2012

Brasil tem menor CO2 na geração de energia entre as principais economias


Estudo lançado hoje pelo Sistema FIRJAN aponta que o Brasil é o país que menos produz gases do efeito estufa no processo de geração de energia elétrica entre as dez maiores economias do mundo, graças à matriz com grande percentual de geração hidrelétrica.


Os rankings elaborados pela Firjan no trabalho “Análise da Qualidade da Matriz Elétrica Mundial” mostram o volume de CO² produzido para gerar 1 GWh (gigawatt/hora), em listas contendo as dez maiores economias, os Brics e por um grupo de mais de 70 países, considerando relevância internacional e matriz elétrica. Neste último caso, o Brasil é o 5º melhor posicionado.

O material foi abordado pelo presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, na abertura do debate Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Sistema FIRJAN e pela Fiesp no Humanidade 2012, no Forte de Copacabana.

“Para cada GWh de energia gerado no país, são emitidas 61 toneladas de CO² equivalente, quase dez vezes menos do que a média de 585 toneladas das dez maiores economias e 11 vezes menos que a média de 663 toneladas dos Brics”, afirmou o presidente. O Brasil é responsável por apenas 0,3% das emissões mundiais na geração de energia.

O estudo foi obtido a partir de cruzamento da composição da matriz de energia elétrica de vários países, fornecida pela Agência Internacional de Energia, com o fator de emissão por fonte, divulgado em estudo elaborado pela União Europeia. Os dados foram tratados pela Gerência de Competitividade Industrial e Investimentos da Firjan.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...