sexta-feira, 25 de maio de 2012

Governo do Rio veta terminal da Transpetro em Angra


O governo do Rio vetou a ampliação do terminal petrolífero da Petrobras na Baía da Ilha Grande, no sul do estado. A decisão foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira (24), pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.

A estatal havia feito o pedido de ampliação em dezembro do ano passando, incluindo a construção de um pier com capacidade para receber quatro navios-tanque, oito tanques para armazenagem de petróleo e três oleodutos, com 9,1 quilômetros de extensão.

Entre os motivos para o veto está o fato de a Baía da Ilha Grande ser reconhecida como reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também pesou a importância da região para o setor pesqueiro, que emprega 4,7 mil pessoas, e de onde são embarcadas 26 mil toneladas de pescado por ano. A baía, de águas calmas e quentes, também é usada para a cultura de vieiras, um tipo de molusco de alto valor comercial, conhecido no exterior como coquille Saint-Jacques.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, afirmou que apesar do veto do governo o novo terminal aquaviário da Transpetro será construído no estado. Segundo ele, existem pelo menos quatro áreas que podem abrigar o empreendimento: uma região de 10 milhões de metros quadrados da Petrobras em Itaguaí; outra área em Macaé; outra em Barra do Furado, entre Quissamã e Campos, no norte do estado; e no Porto do Açu, em São João da Barra, também no norte fluminense.

“Reconheço que, do ponto de vista econômico, o Rio de Janeiro é o melhor local [para construir o terminal] pelo conjunto de estruturas e dutos já instalados”, disse Bueno. O secretário descartou a hipótese de a Transpetro instalar o terminal em outro estado, como Espírito Santo ou São Paulo. “Conheço a logística de distribuição e abastecimento da Petrobras. Não existe essa hipótese. O Rio é o melhor local”, afirmou.


Fonte: TN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...