quarta-feira, 23 de maio de 2012

EAS entregará o primeiro petroleiro encomendado pela Transpetro

Será finalmente lançado ao mar, na próxima sexta-feira (25), com dois anos de atraso, o petroleiro João Cândido, encomendado pela Transpetro (braço logístico e transportes da Petrobras) para o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) localizado no complexo de Suape, em Pernambuco. De acordo com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, a partir de agora os estaleiros com encomendas de navios e sondas para a indústria do petróleo será cobrados com rigor, para evitar que os atrasos nas entregas continuem. "Acabou a fase da inércia. Estamos entrando na fase do choque de produtividade", disse o executivo.

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), informou na última quarta-feira (16), que já dispõe da documentação necessária para registrar a embarcação junto ao Tribunal Marítimo brasileiro. Em nota, a empresa informou que o certificado é “emitido pela sociedade classificadora American Bureau of Shipping (ABS), instituição com 150 anos de credibilidade, o que referenda a qualidade técnica do João Cândido e marca a conclusão das inspeções realizadas ao logo da construção da embarcação, que seguiu normas e regulamentos vigentes na indústria naval internacional”.
Para Sérgio Machado, os atrasos ocorridos até o momento decorreram do que chamam de "curva de aprendizagem". Esse período, segundo o executivo, será superado com o aperfeiçoamento da mão de obra e o desenvolvimento tecnológico dos estaleiros. "Está atrasada (a entrega) dois anos. Qualquer coisa pioneira é sempre difícil. Você nunca acerta de primeira. O navio foi acusado de estar furado, torto. O navio está aí, bonito, na prova de mar", declarou.
A embarcação tem capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo e começou a ser construída em setembro de 2008. Em maio de 2010, foi batizado e lançado ao mar - embora não concluído. No evento, o então presidente Lula comemorou a retomada da indústria naval brasileira. O petroleiro é o primeiro de 22 navios encomendados pela Transpetro ao EAS.

Fonte: NN Petróleo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...