segunda-feira, 7 de maio de 2012

Diário Oficial da Argentina publica a expropriação da YPF


O governo da Argentina publicou nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial a decisão de expropriar a petrolífera YPF, administrada pela espanhola Repsol. Pelo texto, 51% das ações da petrolífera ficarão sob responsabilidade estatal em defesa do interesse público e autossuficiência do setor de petróleo. A medida tem 19 artigos.

O texto se refere à preservação no setor do petróleo no que diz respeito à prospecção, exploração, industrialização, transporte e comercialização de hidrocarbonetos. O texto informa ainda que a medida tem o objetivo de garantir o desenvolvimento econômico com equidade social, assegurando a criação de empregos e o aumento da competitividade com desenvolvimento na Argentina.

Além disso, o responsável pela Comissão Nacional de Valores, Alejandro Vanolli, convocou para esta segunda uma reunião do conselho para implementar as definições da lei.

A expropriação da YPF foi definida pela presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, no último dia 16. A decisão causou reações negativas e positivas no país e no mundo. Os argentinos apoiaram a medidas por acreditar que representa a defesa da soberania nacional. Os europeus condenaram a decisão que, segundo eles, pode ameaçar a legislação internacional de comércio.


Novo gerente-geral prevê que empresa será mais competitiva e profissional

Nomeado gerente-geral da petrolífera, o engenheiro da área petroquímica Miguel Galuccio, de 44 anos, disse no domingo (6) que se sente “muito orgulhoso” por ter sido escolhido para comandar a nova etapa da empresa. "Tenho certeza de que poderemos ter uma empresa moderna, competitiva e profissional".

Galuccio contou que ao começar sua carreira, há 20 anos, o primeiro emprego que teve foi na YPF, que na época era pública. Depois, foi para o exterior, onde permaneceu nos últimos anos. Em seu discurso, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, disse que Galuccio é uma espécie de “símbolo” de profissionais competentes e modernos na área de petróleo no país.

O novo gerente-geral da YPF é formado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), um dos mais respeitados da Argentina, e assume a nova função a partir desta segunda-feira. A primeira ação dele deverá ser nomear a nova equipe de diretores da empresa.

Com mais de duas décadas de experiência, Galuccio trabalhou em multinacionais norte-americanas, asiáticas, russas e chinesas. De acordo com analistas da área, o gerente-geral se caracteriza pela visão estratégica e a experiência internacional.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...