quarta-feira, 9 de maio de 2012

ANP mantém Chevron proibida de perfurar na Bacia de Campos

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), após inúmeras investigações, decidiu manter o documento que veta a petrolífera Chevron de atuar na perfuração de poços na Bacia de Campos. Mesmo com a apresentação de novos documentos, a Chevron não conseguiu provar que a eficiência na perfuração não trará riscos para o Brasil, contudo a empresa continua autorizada a produzir petróleo.


Segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, não foi identificada nenhuma prova que “justificasse uma mudança de comportamento da ANP em reverter o quadro da Chevron. Em relação ao Campo de Frade, existe uma concessão em fase de produção, que pode ser retomada caso seja feito um novo pedido", afirmou.

Os relatórios finais apresentados hoje (08), pela ANP relatam que a Chevron não está preparada para evitar outros acidentes ambientais. "É inegável que a Chevron é uma das maiores empresas de petróleo do mundo, mas isso não pode ser dito da Chevron do Brasil", reforçou Magda Chambriard.

De acordo com informações do jornal Folha de SP, o prazo estipulado para manter a proibição da perfuração em Campos, não está definido. Chambriard acredita que o prazo depende mais da Chevron do que da ANP. A diretora-geral da ANP, disse ainda que a legislação prevê que primeiro é preciso entender a causa dos acidentes, identificar e mostrar ações que justifiquem uma nova autorização da perfuração.

Entretanto, a diretora-geral da ANP, não acredita em proibição definitiva para a petroleira. Pois, está convencida – até o momento – que a petrolífera norte-americana atenderá as solicitações necessárias para a liberação. "Por enquanto, não estamos indo nessa direção. Acreditamos que a Chevron, como uma grande empresa do setor de petróleo, vai ser capaz de atender as nossas condicionantes", conclui Chambriard.

Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...