quarta-feira, 4 de abril de 2012

Petrobras pode pagar multa da Chevron por vazamento

A Petrobras admitiu que pode ser obrigada a pagar 30% da multa destinada à petroleira americana Chevron por danos em relação ao vazamento de óleo ocorrido em novembro no campo de Frade, na Bacia de Campos (RJ). Também classificou como “não razoável” as somas das multas aplicadas à Chevron e a Transocean, que operava o poço onde ocorreu o vazamento, informou a Petrobras em comunicado oficial elaborado às autoridades americanas da Securities and Exchange Commission - SEC, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) americana.



O percentual de 30% corresponde à fatia que a estatal brasileira detém no projeto de Frade. Além da Petrobras, outra parceira seria a joint venture Frade Japao Petroleo LTDA, composta pela Inpex Corporation, Sojitz Corporation e Japan Oil, Gas and Metals National Corporation.

O procurador federal brasileiro Eduardo dos Santos, que acompanha o caso junto com a autoridade regulatória de petróleo brasileira, acusou 17 executivos da Chevron e da Transocean por crimes ambientais, cujas sentenças de prisão somadas atingem em torno de 31 anos. Na semana passada, a Chevron divulgou comunicado nos jornais brasileiros onde afirmava que as acusações contra seus executivos eram infundadas, e que o vazamento em Frade não havia causado dano ambiental.

Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...