quinta-feira, 1 de março de 2012

Repsol anuncia resultado líquido de 2.193 milhões de euros

A Repsol anunciou hoje (29) o resultado líquido de 2.193 milhões de euros em 2011. O valor é 53,3% inferior ao alcançado em 2010, quando incorporado o efeito do acordo da Repsol com a companhia chinesa Sinopec, no Brasil. De acordo com a empresa, fatores externos afetaram negativamente os resultados, como o conflito armado da Líbia e as greves e a suspensão do Programa Petróleo Plus, na Argentina.

Em E&P houve aumentou em 1.301 milhões de euros no final de 2011, o que supõe uma queda de 11,7% com respeito ao exercício anterior. Os maiores preços internacionais de óleo e gás no período, junto com os menores custos exploratórios, atenuaram o efeito da menor produção registrada por fatores conjunturais e da depreciação do dólar frente ao euro.

A produção de hidrocarbonetos em 2011 atingiu 298.800 barris equivalentes de petróleo ao dia, uma marca 13,2% inferior a registrada em 2010, principalmente pela menor produção de líquidos na Líbia e a maior atividade de manutenção em Trinidad e Tobago.
 
Em outubro foram retomadas as operações de produção na Líbia, que, de acordo com nota da empresa, já atingem níveis brutos próximos aos 300.000 barris de petróleo equivalentes ao dia.

Já os investimentos da companhia em E&P aumentaram em 1.813 milhões de euros, um valor 62% superior às atividades de 2010. O desenvolvimento de campos representou 43% do total e realizou-se principalmente nos Estados Unidos, Bolívia, Trinidad e Tobago, Venezuela, Peru e Brasil; os investimentos em exploração foram responsáveis por 40% do total de investimentos, e realizaram-se fundamentalmente nos Estados Unidos, Brasil e Angola. O resto dos investimentos foi destinado, fundamentalmente, à aquisição da Eurotek na Rússia.

Os novos projetos, como o início do desenvolvimento do megacampo de gás Cardón IV, na Venezuela e a descoberta em um poço de delineação de Sapinhoá (antigo Guará), no Brasil, consolidaram a carteira de ativos e projetos da empresa em cumprir seus objetivos de crescimento da produção e da taxa de substituição de reservas. A empresa também obteve seis novos sucessos exploratórios: Sapinhoá Norte, Carioca Nordeste, Gávea (classificado como uma das 10 descobertas de hidrocarbonetos mais importantes do mundo em 2011) e Malombe, no Brasil; Bucksckin 2, nos Estados Unidos, e A1-130, na Líbia (fevereiro 2011).

Tn Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...