terça-feira, 6 de março de 2012

Brix tem alta de 127% no volume de energia negociado em fevereiro Fonte: Redação

A Brix, plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica, anunciou o recorde de mais 1.300 MW (megawatts) médios negociados na plataforma no mês de fevereiro. O volume é 127% acima do registrado no mês anterior. "Os resultados são extremamente positivos e demonstram o crescente interesse dos agentes do Mercado Livre por esse novo modelo de negócio", afirma Marcelo Mello, CEO da copanhia.

Mais de 80 empresas já se beneficiam da negociação eletrônica de energia por meio da plataforma. A Eucatex, por exemplo, foi uma das primeiras empresas a atuar no mercado livre de energia no Brasil, bem como a investir em eficiência energética por meio de reciclagem de biomassa. "Aderir à plataforma de negociação da Brix foi um passo natural para a nossa empresa, e os benefícios, associados ao aumento da competitividade e da transparência estão alinhados com a nossa cultura empresarial", afirma Marcos Nicolino, diretor de Novos Negócios da Eucatex. "A visualização dos preços futuros que a Brix proporciona tem nos auxiliado na contratação de energia de longo prazo para nossas fábricas. Agora podemos demonstrar aos nossos acionistas que compramos energia a preços de mercado, com total transparência", complementa o executivo.

Outra empresa que também opera na Brix é a ASJA Brasil, que representa a Asja Ambiente Itália Spa, empresa especializada na geração de energia renovável a partir de resíduos sólidos. "A decisão de participar da Brix foi tomada a partir da identificação de interesses e características comuns, como transparência e espírito inovador", comenta Enrico Maria Roveda, Administrador do Consórcio Horizonte ASJA. O executivo destaca como principais benefícios da plataforma a possibilidade de fechar negócios com segurança e praticidade, acompanhando o mercado em tempo real. "O Brasil e a ASJA Brasil demandavam um serviço como esse", conclui Roveda.

Recentemente a plataforma também conquistou a adesão da SN Power, empresa que investe na geração de energia hidroelétrica em mercados emergentes. A Statkraft, principal acionista da SN Power, é uma das líderes no mercado europeu de comercialização em bolsas de energia, sendo a maior comercializadora da NordPool (Mercado Livre Nórdico). "O forte crescimento econômico do Brasil e a importância da energia hidroelétrica no mercado de energia tornam o país um mercado muito atrativo para os investimentos da SN Power", afirma o diretor-presidente da SN Power, Ricardo Martins. "Participar de uma bolsa de energia significa para a SN Power comercializar com mais agilidade e apoiar uma iniciativa que visa o desenvolvimento de mercados atacadistas de energia", completa ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...