segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chávez: Venezuela ampliará produção de petróleo em 500.000 barris em 2012

A Venezuela ampliará sua produção de petróleo em meio milhão de barris diários (mbd) em 2012, disse nesta sexta-feira o presidente Hugo Chávez, afirmando que a maior parte desse petróleo será extraído da rica Faixa do Orinoco, no noroeste do país.

A Venezuela extrai atualmente uma média de três mbd de petróleo, apesar de a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) dizer que a oferta do país - principal produtor da América do Sul - é de 2,3 mbd.
Segundo o governante, a extração de petróleo aumentará devido às operações na Faixa de Orinoco, uma reserva de 55.314 km2 que conta com 220 bilhões de barris e onde mais de uma dezena de multinacionais extraem petróleo em parceria com a estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA).
Para cumprir a meta, Chávez afirmou que aprovou uma "orçamento extraordinário" de 5 bilhões de dólares para o próximo ano. Em julho, o presidente do PDVSA, Rafael Ramírez, anunciou que a empresa investiria 147 bilhões de dólares até 2015 para ampliar a produção para 4 mbd.
A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do globo, com 296,500 bilhões de barris, acima da Arábia Saudita, segundo dados da Opep.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...