terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cidades produtoras de petróleo e Estado do Rio vão processar Chevron



Os municípios produtores de petróleo vão pedir apoio à Procuradoria Geral do Estado para mover uma ação conjunta contra a Chevron pelos danos causados pelo vazamento de óleo na bacia de Campos, no litoral norte do Estado do Rio. A decisão foi tomada durante uma reunião da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo), nesta segunda-feira (5), em Casimiro de Abreu, na baixada litorânea.

De acordo com o presidente da Ompetro, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, a ideia é entrar com uma ação civil pública cobrando da petrolífera Chevron reparação por danos causados à biodiversidade marinha e aos ecossistemas costeiros pelo vazamento de cerca de 400 mil l de petróleo na Bacia de Campos, desde o último dia 8 de novembro. A Chevron informou que o óleo continua saindo pela rachadura, que ainda não foi totalmente fechada.

- O impacto ambiental e na pesca são algumas das nossas grandes preocupações. Temos em Macaé 15 mil famílias que vivem direta e indiretamente da pesca e do beneficiamento da atividade e uma média de 240 toneladas por mês de produção de pescado. Estamos fazendo o monitoramento diário junto aos pescadores e temos receio que esse impacto chegue à pesca.

A Chevron foi multada em R$ 10 milhões  pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e foi atuada três vezes pela ANP (Agencia Nacional do Petróleo).

Depois do vazamento, o governo decidiu acelerar a criação de um o Plano Nacional de Contingência contra Vazamentos de Petróleo. A expectativa é que ele esteja concluído até o final da primeira quinzena de dezembro, para apresentação à Presidência da República. O plano inclui ações nacionais para fiscalizar e agir rapidamente em casos de vazamento de petróleo.

Fonte: r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...