quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

BP acusa Halliburton de destruir provas sobre vazamento

A companhia British Petroleum (BP) apresentou na noite desta segunda-feira uma grave denúncia na Justiça Federal americana contra a Halliburton, que presta serviços a empresas exploradoras nos EUA. De acordo com a BP, a terceirizada teria destruído provas sobre a má qualidade da pasta de cimento utilizada na sedação do poço que causou o vazamento do ano passado no Golfo do México, considerado o pior desastre ambiental da história da região.


Além de esconder a irregularidade, a Halliburton teria feito um modelo de computador sumir, pois resultados de testes gerados por ele seriam incriminatórios para a empresa. Ainda segundo o pedido da BP, a Justiça americana deve multar a contratada e financiar uma equipe de especialistas para recuperar os resultados perdidos do modelo.

A Halliburton nega as denúncias e acusa a BP de fraude e difamação.

A petição de 310 páginas é um novo tremor no confronto entre a BP, a Halliburton e a Transocean, que brigam na Justiça para não assumirem a responsabilidade pelo vazamento no Golfo do México. A explosão de abril do ano passado matou 11 funcionários e causou o maior derramamento de óleo da história da indústria petrolífera, com o despejo de 780 milhões de litros no oceano. A primeira audiência marcada para discutir as responsabilidades sobre o desastre está marcada para 27 de fevereiro de 2012, em Nova Orleans.


NN Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...