quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Garotinho obstrui sessões em protesto contra projeto dos royalties

Como forma de protesto contra a retirada de recursos dos royalties do petróleo dos estados produtores, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) comandou seu partido em Plenário na manhã desta terça-feira (01/11) e obstruiu a sessão.

Apesar de mais de 300 deputados terem comparecido à Câmara, não havia o quórum de 264 deputados no Plenário para votar propostas nominalmente. A sessão foi encerrada assim que o presidente Marco Maia constatou que não seria possível vencer os requerimentos usados para obstruir as votações.

O mesmo aconteceu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na sessão do Plenário. “Mais uma vez esta manhã, pedi verificação de quorum na Comissão de Constituição e Justiça e com isso caiu a sessão. Já tinha avisado que ia fazer isso. O governo usa o regimento interno para pressionar e aprovar seus projetos a toque de caixa. O que estou fazendo é o mesmo que o governo, usando o regimento interno da Câmara e seus instrumentos para pressionar o governo em defesa dos nossos royalties”, declarou Garotinho.

O projeto que trata da redistribuição dos recursos de royalties e da participação especial na exploração do petróleo (PLS 448/11) foi aprovado no Senado no último dia 19 e será analisado na Câmara por uma comissão especial.

Os estados e municípios onde há produção de petróleo recebiam a maior parte dos royalties. Com o aumento da produção a partir da descoberta de reservas nas camadas pré-sal, outros estados passaram a reivindicar a revisão dessa partilha. Rio de Janeiro e Espirito Santo dizem que são prejudicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...