terça-feira, 8 de novembro de 2011

Crivella pede apoio de Rosinha e Garotinho na passeata

Durante a reunião preparatória realizada nesta segunda-feira (07), no Palácio Guanabara, no Rio, o senador Marcelo Crivella pediu o apoio da Prefeita Rosinha Garotinho, vice-presidente da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo), e do deputado federal, Anthony Garotinho, para mobilizar a população para participar da passeata desta quinta-feira (10), às 15h, da Candelária a Cinelândia. Também participaram da reunião dezenas de prefeitos, representantes de centrais sindicais e de entidades da sociedade civil, além de parlamentares e do governador Sérgio Cabral.
A proposta é tentar sensibilizar os deputados federais e a presidenta Dilma Rousseff sobre a necessidade de evitar que os municípios produtores e o Estado do Rio  sejam prejudicados com a redistribuição dos royalties de petróleo.


Para o senador, é importante deixar claro para todo o país que mudar a distribuição dos royalties já existentes fere os princípios constitucionais. “Esperamos que o governo federal tenha uma atitude em defesa da Justiça e da Constituição. Estamos lutando pelo nosso povo”, disse o senador, reconhecendo o empenho da prefeita em mobilizar milhares de campistas na Candelária, no último dia 17.

Mobilizações de Campos - No dia 17 de outubro, mais de 200 ônibus, além de vans e veículos de passeio, saíram de Campos com destino ao Rio de Janeiro. Milhares de pessoas se mobilizaram na Candelária, embaixo de chuva, para protestar contra a redistribuição dos royalties de petróleo. Entre as autoridades, estavam a prefeita Rosinha; o senador Marcelo Crivella; os deputados federais Garotinho, Paulo Feijó, Chico Alencar e Lílian Sá; a deputada estadual, Clarissa Garotinho, entre outros.

No dia 19, o Senado aprovou o substitutivo do Senador Vital do Rêgo, que muda a redistribuição dos royalties do petróleo (PLS 448/11), prejudicando os municípios e estados produtores. Apesar disso, este dia foi de vitória para o grupo de manifestantes. No encontro com o deputado federal, Cândido Vaccarezza, líder do governo da presidente Dilma Rousseff na Câmara Federal, o parlamentar se comprometeu a ampliar o prazo para que o projeto seja votado, novamente, na Câmara.  O município também lotou a Praça São Salvador duas vezes em defesa dos recursos petrolíferos conquistados constitucionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...