terça-feira, 22 de novembro de 2011

Biodiesel: liderança na produção a partir de 2012


O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, afirmou que o Brasil deverá ultrapassar a Alemanha na produção de biodiesel, se transformando no maior produtor mundial desse tipo de combustível, a partir de 2012. No entanto, Rossetto reconheceu que o programa brasileiro de biodiesel ainda possui desafios como a descentralização da produção e a ampliação da participação da agricultura familiar como fornecedora de matéria prima.

De acordo com Rossetto, o crescimento do programa de biodiesel depende do aumento da quantidade de biodiesel que é misturado ao óleo diesel mineral, atualmente na proporção de 5%, além do incentivo à exportação. O presidente da Petrobras biocombustível defendeu a atualização dos incentivos fiscais e tributários para o setor,  assegurando apoio às regiões de menor desenvolvimento agrícola e social.

“Nosso desafio é continuar crescendo com sucesso, mas de uma forma mais bem distribuída nos estados brasileiros e com maior participação dos pequenos produtores, especialmente nas regiões mais empobrecidas”, disse, antes de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

Etanol – Rosseto também falou sobre o etanol, cuja produção e consumo estão em queda. Nos próximos dias, o governo deve anunciar medidas para estimular o setor. “As medidas já estão definidas pelos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia. Imagino que até sexta-feira [11] ou segunda-feira [14] isso seja anunciado”. Além de financiamento para estocagem, também devem ser abertas linhas de crédito para estimular a renovação e expansão dos canaviais e para aproveitar a capacidade ociosa das usinas.

Fonte: Agência Ambiente Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...