quarta-feira, 9 de novembro de 2011

2012 começa com 72 mil vagas de estágio no país

Período quente de contratações vai até fevereiro; mercado está mais forte que em 2011 segundo Ciee REINALDO CHAVES/AGÊNCIA BOM DIA
Os próximos quatro meses são de grande oportunidade para quem está tentando entrar no mercado de trabalho. Vai começar a temporada de inscrições para estágios no Brasil.

Uma projeção do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) aponta que serão abertas 72 mil vagas de estágio em todo o Brasil até o final de fevereiro do ano que vem para estudantes de praticamente todos os  cursos.

O superintendente de operações do Ciee, Eduardo de Oliveira, explica que esse grande número de oportunidades vai acontecer devido ao vencimento  de contratos de estágio, boa parte por conta de formaturas. “Além disso, muitas empresas oferecem novas vagas porque efetivaram seus estagiários ou desejam renovar seu quadro”,  diz.

O Ciee também registra  neste ano uma maior busca por estagiários por parte das empresas. Por exemplo, de novembro de 2010 a fevereiro deste ano as vagas foram ligeiramente menores, com 66 mil oportunidades.

O Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) estima que neste ano houve um crescimento de 40% nas ofertas de vagas de estágio. Os motivos principais apontados são o bom momento da economia do país, ainda não atingida fortemente pela crise dos países ricos, e a falta de mão de obra qualificada, fator que leva muitas empresas a “formarem” seus próprios profissionais. 

Destaques

Segundo o Ciee, neste ano as vagas de estágio estão concentradas nestes cursos: administração, direito, ciências contábeis, pedagogia, educação física, engenharia civil, publicidade, técnico em administração, arquitetura, engenharia elétrica, ciência da computação, sistemas de informação, jornalismo, nutrição e ciências econômicas.

A duração do estágio não pode passar de dois anos, exceto quando o estagiário for deficiente. Estagiário tem direito a férias de 30 dias ou proporcional a seu tempo de estágio

Mercado já se adaptou à nova lei

A nova Lei do Estágio, nº 11.788, causou uma redução de cerca de 10% das vagas no país quando passou a valer há três anos, segundo o Ciee. O empresariado demorou para se adaptar aos novos direitos dos estagiários, como bolsa-auxílio obrigatória e auxílio-transporte.

Neste ano, a situação se normalizou  e as vagas voltaram ao patamar de 2007. Antes de aprovada a legislação, eram 1,1 milhão de estagiários no país, sendo 715 mil do nível superior e 385 mil do ensino médio e técnico. Hoje, apenas o Ciee mantém 500 mil estudantes em estágio no país. Informações sobre a nova lei estão em www.ciee.org.br/portal/nova_lei_estagio.asp.

Dinâmica de grupo é apontada como ‘vilã’ na hora da seleção

No momento crucial da seleção de um estagiário, o que mais dificulta a obtenção da vaga? O Nube fez essa pesquisa com centenas de candidatos pelo Brasil e chegou a conclusão de que a dinâmica de grupo é a  “vilã”. No total, 27,10% apontaram a dinâmica de grupo como problema. Em segundo veio a entrevista de emprego, com  26,19%.  

Outras respostas apontadas foram a redação, com 26%, e os testes aplicados pelos recrutadores de português, inglês, psicológicos, entre outros, com 20,64%. Os especialistas de recursos humanos indicam que para ter sucesso em uma dinâmica de grupo o candidato deve realizar a atividade proposta, por mais diferente que ela pareça. A intenção é saber se o candidato pode contribuir com ideias e se pode interagir com outras pessoas.

As oportunidades de estágio são baseadas na nova Lei do Estágio, nº 11.788, que completou três anos em setembro. Entre as obrigações da empresa está designar um funcionário de seu quadro pessoal para orientar e supervisionar até dez estagiários (no máximo), desde que ele seja formado na mesma área doo estudante. 

A jornada de trabalho dos estagiários de todos os níveis deverá ser de, no máximo, 30 horas semanais, o que equivale a seis horas por dia. Atualmente, são cerca de 8,33 milhões de estudantes no Ensino Médio, mas somente 3,1%, ou 260 mil, estão estagiando,  segundo estima o Nube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...