quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Diante da crise, a oportunidade: MPX colocará 6 usinas em operação até o fim de 2013



O presidente do grupo EBX, Eike Batista, detalhou há pouco os planos da holding para o setor de energia. De acordo com o Valor Econômico, seis usinas, totalizando 3 mil MW de capacidade, entrarão em operação até o final deste ano. Do total das usinas, três serão movidas a carvão mineral e as demais a gás natural. Segundo Eike, a produção prevista corresponde a 6 mil MW gerados por hidrelétricas. “Isso é um terço de Itu”, disse o empresário, referindo-se à segunda maior hidrelétrica do mundo. 
O projeto da MPX, braço de energia da holding, foi mostrado ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e será apresentado, logo mais, à presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. No encontro com a presidente, o empresário disse que também vai apresentar outras iniciativas, como a do Porto de Iguaçú, na área de logística.
O executivo fez uma defesa aos projetos de geração a carvão mineral que, desde 2009, tiveram os leilões suspensos. Os investimentos neste projeto somam até R$ 9,3 bilhões, sendo que R$ 8 bilhões já foram investidos e o restante, R$ 1,3 bilhão, deverá ser aplicado até o final do ano.
Oportunidade na crise
O anúncio parece que veio em momento oportuno, já que o país está em alerta com o baixo volume nos reservatórios das hidrelétricas. Para compensar o fornecimento de energia, evitando racionamento e até possíveis apagões, o governo tem utilizado a capacidade máxima das termoelétricas. O consumo de gás, consequentemente, subiu e provocou especulações sobre a falta do combustível. A Petrobras entrou em açãoanunciando que o abastecimento não estaria em risco. O custo disso, é claro, ficou mais alto e o governo anunciou quem pagará a conta: o consumidor.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...