O presidente da Transpetro, Sergio Machado, afirmou ontem (04) que os contratos que autorizam a construção de 16 navios petroleiros – que retiram o óleo da plataforma e repassam para as refinarias - com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, no valor de R$ 5,3 bilhões, continuam suspensos pela companhia. A parceria tecnológica com o grupo japonês IHI Marine United (IHIMU), controlado pela Ishikawajima-Harima Heavy Industries (IHI) não viabilizou a liberação do projeto.
O EAS ainda terá que atender mais duas exigências até o dia 30 de agosto, das quais deverá apresentar um plano de cumprimento do cronograma de entrega dos navios e também de melhora na gestão dos projetos. Os contratos foram estagnados no fim de maio, depois de sucessivos atrasos do estaleiro, que alcançaram até 20 meses.
“O estaleiro de Pernambuco assinou contrato de assistência técnica e estou aguardando agora os outros dois itens que pedi a eles. O estaleiro (EAS) recebeu um sinal para construção desses navios. Mas temos fiança bancária para receber os valores de volta em caso de descumprimento do que estamos pedindo”, disse Machado.
Navio será lançado ao mar
O navio Sérgio Buarque de Holanda construído pelo Estaleiro Mauá, em Niterói – entregue no mês passado à Transpetro – realizará a sua primeira viagem na próxima segunda-feira (09), de acordo com o presidente da empresa naval, Sérgio Machado. Todavia, o destino da embarcação ainda não está definido. O navio é o terceiro a ser levado ao mar pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).
Os primeiros foram os navios Celso Furtado, também construído pelo Estaleiro Mauá, e o João Cândido, feito pelo EAS. O navio Sérgio Buarque de Holanda tem 183 metros de comprimento, 43,8 metros de altura e capacidade para 48,3 mil toneladas de porte bruto.
Fonte: NN - A Mídia do Petróleo
Nenhum comentário:
Postar um comentário