terça-feira, 2 de outubro de 2012

Brasil aponta para retomada econômica


A perspectiva econômica do Ministério da Fazenda para o país é bastante otimista. Para o secretário-executivo adjunto do ministério, Dyogo Oliveira, o segundo semestre será o de retomada econômica do Brasil. A afirmação ocorreu na última sexta-feira (28), durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2012), no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.


“Os índices desde junho já apontam uma demanda de forte crescimento em termos de PIB. O mês de agosto apontou índices muito favoráveis”, disse Oliveira.

Segundo o secretário, o resultado positivo dos índices é efeito de um conjunto de políticas governamentais para aumentar a produtividade e sustentar o crescimento brasileiro, como: reforma do marco regulatório, política monetária expansionista, prioridade do investimento, política cambial ativa, além da política fiscal sólida e anticíclica.

“As medidas que nós (Governo) estamos implementando só vêm em busca do crescimento das exportações brasileiras. Acreditamos que este pacote trará grandes ganhos para a economia e para o comércio exterior”, ressaltou o secretário.

O encontro teve o propósito de apresentar propostas para um comercio exterior sustentável tanto para o setor privado quanto para autoridades do Governo.  Entre as sugestões apresentadas estão o aumento dos investimentos em infraestrutura de logística, base para a redução de custos de exportação - aumentando a competitividade dos produtos manufaturados e diminuindo a dependência das commodities - maior desburocratização dos negócios com o mercado internacional e ampliação das políticas de inovação no comércio exterior.

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Benedicto Fonseca Moreira, foi muito claro ao falar sobre as diretrizes do encontro. “O objetivo do evento é que durante os dois dias de trabalho fossem feitas as recomendações necessárias ao Governo para que se possa avançar no segmento de comércio Exterior. Temos que levar propostas concretas ao Governo. Desenvolver a cultura da proposta fechada.”

Para Ivan Ramalho, representante do Mercosul,  o país teve um salto evolutivo no comercio exterior, principalmente na desburocratização. A assessora especial da Casa Civil da Presidência da República, Lytha Spíndola, encerrou o seu discurso garantindo que a prioridade da logística está na agenda do Governo.

Sucesso do evento

O encontro, realizado pela AEB, teve 4 mil inscritos, recorde desde que começou a ser realizado, em 1972. Em 2013, o Enaex será realizado nos dias 22 e 23 de agosto, também no Rio de Janeiro.


Fonte: NN - A Mídia do Petróleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...